-
Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa
- Área: 580 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Manuel Aguiar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é toda forrada a mármore branco de Estremoz e a sua horizontalidade é acentuada pelas lajes de betão, que marcam os pisos, nos alçados. Na fachada Nascente o elemento da escada toma uma importância quase escultórica.
O acesso à casa faz-se a Nascente, libertando a zona Poente para a piscina e os pátios de estar.
A construção é constituída por um corpo principal de 2 pisos (rés-do-chão e piso 1), aberto sobretudo a Poente, que se implanta perpendicularmente à rua. Um segundo corpo, constituído apenas de rés-do-chão (e parcialmente cave), remata o conjunto a Norte.
No volume principal da casa situam-se as salas de estar e de jantar, o quarto de brinquedos, com um banho de apoio que lhe permite funcionar também como quarto de amigos e, já na transição para o corpo mais baixo, a cozinha e a área de serviço.
O corredor de distribuição a Nascente acompanha as escadas que marcam volumetricamente o alçado e que têm a particularidade de serem translúcidas sob os degraus. Resulta daqui um surpreendente jogo de luz no interior da habitação.
Todos os quartos estão voltados a Poente, abertos sobre uma varanda contínua, que assegura igualmente alguns espaços de sombra às salas de jantar e de estar, situadas no rés-do-chão.
A suite do casal e o escritório podem assumir-se como um pequeno apartamento e tiram partido de um pequeno terraço a Sul.
A zona verde circunda toda a construção, junto aos muros de vedação.